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Como gerar impacto com sua marca

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Uma marca é representada por vários elementos que compõem sua identidade, como cor, posicionamento, propósito, identidade organizacional, slogan, personalidade, logo, tom de voz, etc. São diferentes maneiras como a marca se torna relevante ou não para um determinado perfil de consumidor. Mas o como isso acontece é que faz toda a diferença.

Existem três momentos cruciais para uma marca gerar impacto positivo. Elas partem do macro para o micro e o modo como a marca age em cada uma destas três etapas agrega mais ou menos valor. As marcas que destacam entregam elementos em todas essas etapas.

Metodologia NVM Percepção, Experiência e Ritual de Marcas

Percepção

É aqui onde o entendimento e assimilação de uma marca começa a tomar a mente de um consumidor. É a ideia que ele passa a ter dessa marca, de forma consciente e inconsciente. A percepção é gerada desde o momento que se tem o primeiro contato com a marca. Seja por que alguém falou, seja porque viu um anúncio, seja porque viu a fachada, porque viu um conteúdo na rede social, etc.

A percepção é responsável por criar expectativa, alinhar os interesses, valores, despertar interesse, desejo e fixar a marca na mente do consumidor. Ela começa a ter ainda valor e relevância no momento da jornada do consumidor em que ele identifica necessidade pelos serviços ou produtos daquela marca.

A percepção é responsável por despertar interesse no consumidor. Ela é a cara, o que dá visibilidade para a marca. É o principal fator de captação de novos clientes. São inicialmente responsáveis pela percepção de uma marca:

  • Logo
  • Cores
  • Identidade Visual
  • Material de Papelaria
  • Propósito
  • Identidade Organizacional
  • Storytelling
  • Website
  • Redes Sociais
  • Fachada
  • Publicidade
  • Preço

Nesse momento o consumidor passa a ter interesse estando na pré-compra.

Percepção e experiência de marcas de impacto

Experiência

Se a percepção cumprir bem seu papel, o consumidor passa para o estágio da decisão, da compra. A partir daí começa a se construir a experiência de marca.

Há de se lembrar que a percepção faz parte da construção de uma experiência, mas de fato a experiência só pode ser considerada a partir do momento em que o cliente passa ter contato com a empresa/marca.

A experiência é quando o consumidor valida sua percepção e sua expectativa. Se tudo que foi “prometido” na percepção for cumprido na experiência, a compra é consequência. Gerar uma experiência de alto valor é fundamental.

É preciso dizer que a maioria das empresas trabalham exclusivamente essa parte do processo e, muitas vezes, de forma equivocada com foco exclusivo em fechar a venda imediata. Algo que uma marca de alto valor jamais faria.

Criar uma experiência excepcional e diferenciada com certeza será um fator decisivo de compra. Hoje, o consumidor pesquisa e considera muitas opções antes de decidir quais são as melhores opções. Sendo assim, ele costuma ter duas ou três opções de marcas. Provavelmente ele vai entrar em contato com elas. Nesse momento é que a experiência única e coesa faz toda a diferença.

São responsáveis pela experiência:

  • Atendimento
  • Processos
  • Design dos serviços
  • Qualidade dos produtos
  • Usabilidade
  • Benefícios
  • Resultados
  • Custo-beneficio
  • Vantagens competitivas
  • Formas de pagamento
  • Disponibilidade
  • Entrega
  • Pós-venda

A experiência é responsável por efetuar a venda e também a fidelização do cliente. Esse processo é crucial para o sucesso de longo prazo da empresa.

É possível desenvolver um bom branding com se você construir uma boa percepção e gerar uma boa experiência.

Ritual de marca, diferencial para torná-la única

Ritual

Mas as marcas de alto valor são as que desenvolvem o que chamamos de “ritual”. Uma validação única que reforça o posicionamento e propósito da marca ao mesmo tempo que gera uma experiência única e marcante na mente do cliente.

É nesse momento que você fideliza e transforma o cliente em um embaixador da marca. O ritual fará o cliente se lembrar da empresa, colocando-a no “top of mind”.

O resultado do ritual junto com a associação com o propósito é um catalisador para marcas de alto valor atingirem a liderança de mercado, aumentarem o faturamento e suas margens.

O branding e as marcas de impacto

Com metodologia NVM é possível desenvolver marcas com percepções corretas, experiências incríveis e um ritual único e marcante, agregando valor para todos e gerando impactos positivos. Fazer parte do grupo de marcas de alto é integrar um grupo de empresas que acreditam na valorização do seu ecossistema, da sociedade e do planeta.


Existe uma fórmula para um branding de sucesso. Conheça a metodologia NVM da Osther Branding.

Elton Leal CEO da Osther Branding
Elton Leal
CEO Osther Branding

O #branding muda tudo!
NVM = (IPCM + PER)/6

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