marketing e o branding a flecha e o alvo

A flecha e o alvo no Marketing

SCROLL

Toda vez que se refere ao marketing, a imagem mais associada é a que possui um alvo e uma flecha. Talvez essa seja a melhor analogia e ilustração de uma coisa tão abstrata como o marketing. Afinal, ele é apenas um processo intelectual e talvez um devaneio humano.

O marketing concentra suas forças no comportamento humano, uma coisa tão abstrata, única, pessoal e muitas vezes pouco previsíveis. Mesmo que muito parecidos entre nós, não somos iguais e esse é um desafio para o marketing. Nos últimos anos, com o advento da internet e a abundante quantidade de informação, as pessoas mudam seus hábitos e comportamentos com grande velocidade. O que dificulta muito centralizar a flecha no alvo.

Quem é a flecha e quem é o alvo

Considerando uma premissa antiga, o alvo é o público e a flecha é o marketing. Um conceito meio arcaico. Que significa que é o marketing o responsável por atingir o público. Mas os tempos mudaram e essa premissa já tem uma nova cara.

O público-alvo virou persona. E o marketing virou digital, virou data-driven. Onde cada vez mais os números são a referência para o marketing. Onde cada vez mais a tecnologia é responsável por executar os processos e coletar as informações. A persona é atingida pelas ações definidas pelo data-driven. É praticamente uma conta matemática, como se um mais um fossem dois.

O problema disso tudo é que estamos falando de pessoas, que são totalmente analógicas. Ao menos por enquanto. Pessoas que agem mais pelo inconsciente do que pelo consciente. Estamos falando de sentimentos, emoções, valores e muitas outras coisas abstratas. Nada matemático.

O mundo real das marcas

Acreditar que apenas a flecha e o alvo são fatores atuantes para o sucesso das marcas é ingenuidade. Pense bem na mecânica da flecha o alvo. Como um acerta o outro. É fácil perceber que existe um terceiro elemento, o elemento responsável por disparar a flecha. Poderíamos dizer que esse seria uma pessoa. Sim, voltamos com o ser humano no centro de tudo. É ele que faz essa mecânica funcionar. Ele que atira a flecha. Mas como ele acerta o alvo? Como ele acerta a persona?

O quarto elemento

Sim, existe um quarto elemento que é o calibrador de todo esse processo. Esse quarto elemento é a mira. É através dela que o ser humano consegue, acertar o que se propõe. E dentro de toda analogia narrada até aqui essa mira seria o branding. É ele o responsável por fazer posicionar o marketing para atingir o alvo escolhido. O branding é quem define o melhor trajeto para o marketing acertar as personas.

A melhor dupla para o seu negócio

Encerrando a analogia vamos colocar os pingos nos is. É o branding quem direciona o que o marketing irá fazer e para quem irá fazer. É ele que define o propósito, a mensagem e o público com quem as empresa quer se conectar. São com os conceitos e as premissas do branding que o marketing cria estratégias e ações para atingir os objetivos do negócio. O sucesso acompanha as maiores empresas com essa estrutura bem definida. Afinal, uma flecha sem mira nunca irá aceirar o alvo.

Elton Leal CEO da Osther Branding
Elton Leal
CEO Osther Branding

O #branding muda tudo!
NVM = (IPCM + PER)/6

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